
Putin: 'Estabelecemos contatos diretos muito bons com Trump'

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o encontro com o colega americano, Donald Trump, ocorreu de forma positiva.
"Estabelecemos contatos diretos muito bons com o Presidente Trump. Conversamos por telefone repetidas vezes e com franqueza", disse o chefe de Estado russo durante a coletiva de imprensa.
"Vemos o desejo do governo americano e do próprio Presidente Trump de contribuir para a resolução do conflito ucraniano. Sua disposição em se aprofundar na questão e compreender suas origens", acrescentou.

Putin indicou que, se Trump tivesse sido presidente dos EUA em 2022, o conflito entre Rússia e Ucrânia provavelmente não teria começado.
"Lembro-me de que, em 2022, durante os últimos contatos com o governo anterior, tentei convencer meu ex-colega americano de que não era necessário escalar a situação para um nível que, uma vez iniciado, poderia ter consequências graves na forma de ação militar", observou.
"E então eu disse diretamente que foi um erro grave. E hoje ouvimos o presidente Trump dizer: 'Se eu tivesse sido presidente, não teria havido guerra'. Acho que foi isso que realmente aconteceu", acrescentou Putin.
Entenda o peso simbólico do Alasca para a reunião entre Putin e Trump em nosso artigo.
ACOMPANHE A HISTÓRICA REUNIÃO ENTRE PUTIN E TRUMP EM NOSSA COBERTURA EM TEMPO REAL.
