Notícias

'Extremamente produtiva': Trump comenta reunião com Putin

O presidente americano fez a declaração em uma entrevista coletiva conjunta com Vladimir Putin após o encontro no Alasca.
'Extremamente produtiva': Trump comenta reunião com PutinSputnik / Sergey Bulkin

O presidente dos EUA, Donald Trump, descreveu sua reuniãocom seu colega russo, Vladimir Putin, como "extremamente produtiva".

"Muitos pontos foram acordados", detalhou Trump. "Isso é importante. Um deles é provavelmente o mais significativo. Temos uma chance muito boa de consegui-lo. Não conseguimos agora, mas as chances são altas. Gostaria de agradecer ao presidente Putin e a toda a sua equipe", acrescentou.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que as negociações ocorreram em uma atmosfera construtiva e de respeito mútuo. Além disso, Putin convidou seu colega americano para uma reunião em Moscou, em resposta às suas palavras de reencontro. "Falaremos com você em breve e provavelmente nos encontraremos novamente muito em breve. Muito obrigado, Vladimir", disse Trump durante a coletiva de imprensa conjunta. "Em Moscou", respondeu Putin imediatamente em inglês.

Encontro no aeroporto

Os presidentes desembarcaram quase ao mesmo tempo e se encontraram no tapete vermelho, apertando as mãos. Putin e Trump caminharam juntos até uma plataforma marcada com "Alasca 2025", repetindo o gesto de cumprimento. Em seguida, embarcaram na limusine de Trump e deixaram o aeroporto.

  • A Casa Branca classificou o encontro como "histórico" em sua conta X. É o primeiro encontro entre Putin e Trump desde 2019 e a primeira viagem do presidente russo aos Estados Unidos em quase uma década.
  • O encontro marca também a primeira reunião de Putin com um presidente americano desde o início do conflito na Ucrânia, em fevereiro de 2022. Sua última visita ao país havia sido em setembro de 2015, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

    Entenda o peso simbólico do Alasca para a reunião entre Putin e Trump em nosso artigo.

    ACOMPANHE A HISTÓRICA REUNIÃO ENTRE PUTIN E TRUMP EM NOSSA COBERTURA EM TEMPO REAL.