Notícias

Putin convida Trump para se reunir em Moscou

O presidente norte-americano indicou que o encontro "poderia ocorrer".
Putin convida Trump para se reunir em MoscouSergey Bulkin / Sputnik

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, convidou nesta sexta-feira (15) seu homólogo norte-americano, Donald Trump, a realizar uma reunião em Moscou, ao responder a afirmação desse sobre se reunirem "muito em breve".

"Falaremos com você logo e provavelmente nos veremos novamente muito em breve. Muito obrigado, Vladimir", declarou Trump durante a coletiva de imprensa conjunta, ao que Putin respondeu: "Na próxima vez, em Moscou".

"Oh, isso é interessante. Eu não sei. Me criticariam um pouco por isso. Mas vejo que poderia ocorrer. Muito obrigado, Vladimir", reagiu o presidente norte-americano ao convite.

Encontro histórico

Os mandatários realizaram uma coletiva de imprensa após sua histórica reunião nesta sexta-feira (15), na base militar Elmendorf-Richardson na cidade de Anchorage, no Alasca. O encontro ocorreu de portas fechadas, no formato '3 por 3', e durou quase três horas.

Durante as negociações, Putin esteve acompanhado do chanceler russo, Sergey Lavrov, e seu assessor Yuri Ushakov, enquanto que Trump contou com a presença do secretário de Estado, Marco Rubio, e do enviado especial Steve Witkoff.

  • O último encontro entre os mandatários havia sido em 28 de junho de 2019, na cúpula do G20 no Japão.
  • Esta é a primeira viagem de Vladimir Putin aos Estados Unidos em quase uma década. O presidente russo foi a Nova York em setembro de 2015 para participar da Assembleia Geral da ONU.