Notícias

Putin: 'Esperamos que Kiev não atrapalhe o processo de paz com provocações'

O presidente russo fez a declaração em uma coletiva de imprensa conjunta com Donald Trump após o encontro no Alasca.
Putin: 'Esperamos que Kiev não atrapalhe o processo de paz com provocações'

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (15) que espera que a Ucrânia e seus aliados europeus não tentem atrapalhar o processo de paz com "provocações e intrigas nos bastidores".

Durante s coletiva de imprensa conjunta no Alasca com seu homólogo americano, Donald Trump, o presidente russo declarou: "Queremos acreditar que o entendimento alcançado [...] abrirá caminho para a paz na Ucrânia. Confiamos que Kiev e as capitais europeias abordarão isso de forma construtiva, não criarão obstáculos" e "não tentarão atrapalhar o progresso com provocações e intrigas nos bastidores".

Encontro no aeroporto

Os líderes desembarcaram dos aviões quase simultaneamente e se encontraram no tapete vermelho, onde apertaram as mãos. Putin e Trump caminharam juntos até uma plataforma marcada com " Alasca 2025 ", onde apertaram as mãos novamente. Os chefes de Estado embarcaram na limusine de Trump e partiram do aeroporto.

A Casa Branca descreveu o encontro entre os dois líderes como " histórico " em sua conta X. É o primeiro encontro entre Putin e Trump desde 2019 e a primeira viagem do presidente russo aos EUA em quase uma década. 

Mais informações em breve .

Entenda o peso simbólico do Alasca para a reunião entre Putin e Trump em nosso  artigo .

ACOMPANHE UMA REUNIÃO HISTÓRICA ENTRE PUTIN E TRUMP EM NOSSA  COBERTURA EM TEMPO REAL.