Notícias

Putin: não haveria conflito se Trump fosse presidente em 2022

As declarações foram feitas após o encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia no Alasca.
Putin: não haveria conflito se Trump fosse presidente em 2022Drew Angerer / Gettyimages.ru

Os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos se reuniram nesta sexta-feira (15) em um encontro fechado no formato 3 a 3. A reunião, que durou quase três horas, ocorreu na base militar Elmendorf-Richardson, em Anchorage, no Alasca.

O último encontro entre os dois líderes, que também marcou a última vez que um presidente americano se reuniu com um russo, havia sido em 28 de junho de 2019, na cúpula do G20 no Japão.

"Eu me lembro que, em 2022, durante os últimos contatos com a administração anterior, tentei convencer meu ex-colega norte-americano de que não era necessário levar a situação para um ponto onde, uma vez iniciada, pudesse ter graves consequências na forma de ações militares", afirmou Putin durante a coletiva de imprensa.

"E então eu afirmei diretamente que isso seria um grave erro. E hoje ouvimos o presidente Trump dizer: 'Se eu fosse presidente, não haveria guerra'. Acredito que isso realmente era verdade", acrescentou.

O presidente russo destacou que estabeleceu com Trump "uma relação muito boa, de confiança e profissionalismo".

"Tenho todos os motivos para acreditar que, se continuarmos por esse caminho, poderemos alcançar – quanto mais cedo, melhor – o fim do conflito na Ucrânia", concluiu.

ACOMPANHE A HISTÓRICA REUNIÃO ENTRE PUTIN E TRUMP EM NOSSA COBERTURA EM TEMPO REAL.