Notícias

Bispo que organizou orgia com uso de drogas é condenado a um ano e meio de prisão

O bispo foi considerado culpado por recusar ajuda a um participante que perdeu a consciência durante a festa.
Bispo que organizou orgia com uso de drogas é condenado a um ano e meio de prisãoGettyimages.ru / Nastco

Um tribunal da cidade polonesa de Dabrowa Gornicza condenou na terça-feira um bispo a um ano e meio de prisão por se recusar a ajudar um homem durante uma orgia homossexual que ele organizou em uma residência paroquial, informou a mídia local.

Além disso, o bisco, identificado como Tomasz Zmarzly, deve pagar à vítima 15 mil eslotis (3.780 dólares) de indenização e doar outros 3 mil eslotis (780 dólares) para o Fundo de Assistência às Vítimas e Assistência Pós-Penitenciária.

Da orgia, que ocorreu na noite de 30 para 31 de agosto de 2023 e incluiu o uso de drogas, participaram três pessoas, inclusive o bispo. Em um determinado momento, um dos participantes perdeu a consciência e outro chamou uma ambulância, mas o sacerdote se recusou a abrir a porta para os paramédicos e só concordou em fazê-lo quando a Polícia interveio. As mídias inicialmente informaram que a vítima era um homem de programa, mas a Promotoria negou isso.

Após o incidente, Tomasz Zmarzly foi afastado de suas funções em outubro e, em janeiro, foi preso e acusado dos crimes de omissão de socorro, fornecimento de drogas e "crimes contra a liberdade sexual e a decência".