Trump e Putin vão realizar coletiva de imprensa conjunta após encontro no Alasca

"Os preparativos para a reunião entraram em sua fase final", revelou o assessor presidencial Yuri Ushakov.

Os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Donald Trump, têm uma coletiva de imprensa conjunta programada após as conversas em Anchorage, no Alasca, anunciou nesta quinta-feira (14) o assessor presidencial Yuri Ushakov, que faz parte da delegação russa.

"Os preparativos para a reunião entraram em sua fase final, todas as questões estão sendo resolvidas de forma intensa", disse o funcionário. As conversas terão um caráter comercial e a delegação russa está disposta a negociar, acrescentou.

Ushakov avaliou que a cooperação entre EUA e Rússia tem um enorme potencial ainda não aproveitado, embora tenha admitido que a agenda da cúpula se concentrará na Ucrânia.

Próximo da base militar onde as conversas serão sediadas, um cemitério memorial abriga os restos mortais de nove pilotos soviéticos além de dois militares e dois civis que faleceram entre 1942 e 1945 durante o transporte de aeronaves para a URSS a partir dos EUA no âmbito do programa do Lend-lease na Segunda Guerra Mundial, destacou Ushakov.

Assim, o encontro será realizado próximo a um "importante local histórico que evoca a irmandade guerreira dos povos de ambos os países", algo especialmente simbólico no ano do 80º aniversário da vitória na luta contra a Alemanha nazista e o Japão militarista, enfatizou o assessor presidencial russo.

Entenda o peso simbólico do Alasca para a reunião entre Putin e Trump em nosso artigo.