Notícias

Kremlin revela programação para encontro entre Putin e Trump no Alasca

O tema central da cúpula será a resolução da crise ucraniana, mas outras questões também serão abordadas.
Kremlin revela programação para encontro entre Putin e Trump no AlascaGettyimages.ru / Kremlin Moscow

O assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, revelou nesta quinta-feira (14) a programação da cúpula entre os presidentes da Rússia e dos EUA, Vladimir Putin e Donald Trump, que acontecerá no dia 15 de agosto.

Os preparativos já entraram na fase final com tudo sendo realizado de forma intensiva e vários problemas técnicos sendo resolvidos, incluindo a questão dos vistos, detalhou.

Ushakov confirmou que a reunião será realizada na cidade de Anchorage em uma das instalações da base militar Elmendorf-Richardson. O encontro começará às 11h30, horário local (22h30 no horário de Moscou; 16h30 no de Brasília), com uma conversa entre os presidentes em formato presencial com a participação de tradutores.

O tema central da cúpula será a resolução da crise ucraniana "levando em consideração também as conversas mantidas no Kremlin" entre Putin e o enviado especial de Trump, Steve Witkoff.

"Naturalmente, questões mais amplas de garantia da paz e da segurança, bem como os problemas internacionais e regionais mais urgentes e atuais também serão discutidos", observou Ushakov.

Questões econômicas também serão abordadas, já que "a Rússia e os Estados Unidos têm um enorme e, até agora, inexplorado potencial de cooperação" na esfera comercial, observou.

O encontro será baseado na 'fórmula 5 por 5': do lado russo, estão o Ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, o assessor da Presidência russa, Yuri Ushakov, o ministro da Defesa, Andrey Belousov, o ministro das Finanças, Anton Siluanov, e Kirill Dmitriev representante especial do presidente russo para a cooperação econômica com países estrangeiros.

Os dois presidentes vão realizar uma coletiva de imprensa conjunta após as negociações.