Notícias

Vietnã considera proposta de adesão ao BRICS

Quatro países se juntaram recentemente ao bloco econômico e a porta foi deixada aberta para novos membros.
Vietnã considera proposta de adesão ao BRICSGettyimages.ru / Per-Anders Pettersson / Contributor

O Vietnã está considerando a proposta para se juntar ao grupo econômico BRICS, informou o jornal Izvestia nesta quinta-feira, citando a embaixada do Vietnã na Rússia.

No início deste ano, quatro países, incluindo a Etiópia, o Irã, o Egito e os Emirados Árabes Unidos, se juntaram ao BRICS, fazendo parte de um grande bloco. A Arábia Saudita também foi aprovada como membro, no momento, está considerando a ratificação final de sua adesão.

O Vietnã ainda não tomou uma decisão sobre seu ingresso no BRICS. No entanto, as autoridades do país estão considerando os assuntos para se juntar ao BRICS e um formato de sua participação, afirmou a embaixada do Vietnã na Rússia ao Izvestia. 

O país asiático não revelou se enviará sua delegação à cúpula do BRICS que se realizará na cidade russa de Kazan em outubro.

A influência política e econômica do bloco aumentou significativamente desde que os EUA e seus aliados impuseram as sanções a Moscou devido ao início do conflito na Ucrânia em 2022. Os membros do BRICS não se juntaram à campanha ocidental e continuaram ou aumentaram o comércio com a Rússia.

Várias outras nações manifestaram interesse em se tornar membros do BRICS, e algumas já apresentaram formalmente seus pedidos, incluindo Venezuela, Tailândia, Senegal, Cuba, Cazaquistão, Belarus, Bahrein e Paquistão.

A economia do Vietnã tem uma história de desenvolvimento bem sucedido, de acordo com o Banco Mundial. As reformas econômicas realizadas nas últimas quatro décadas ajudaram a impulsionar o país, que deixou de ser uma das nações mais pobres do mundo para se tornar uma economia de renda média em uma geração. A economia vietnamita cresceu 5,05% em 2023, não atingindo a meta oficial de crescimento de 6,5%, embora o Banco Mundial tenha previsto um crescimento estável do PIB nos próximos anos.

O setor manufatureiro do Vietnã inclui indústrias como têxteis e vestuário, eletrônicos, maquinário, calçados e processamento de alimentos e atraiu investimentos estrangeiros significativos.

O país adotou uma postura neutra em relação ao conflito da Rússia com a Ucrânia. O Vietnã se absteve em quatro das resoluções da Assembleia Geral da ONU que condenavam as ações de Moscou e votou contra uma decisão para retirar a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU.