Edson Fachin é eleito presidente do STF pelos próximos dois anos
Nesta quarta-feira (13), o ministro Edson Fachin foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e também do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para um mandato de dois anos. O ministro Alexandre de Moraes assumirá a vice-presidência do Tribunal.
A eleição foi simbólica, pois, segundo o regimento interno do STF, Fachin, atual vice-presidente, deve assumir a presidência por ser quem está há mais tempo no STF sem ter ocupado o cargo. A cerimônia de posse está marcada para 29 de setembro.
Fachin sucederá Luís Roberto Barroso, que completará o mandato de dois anos.
"Considero, pessoalmente e institucionalmente, que é uma sorte para o país poder, nesta atual conjuntura, ter uma pessoa com essa qualidade moral e intelectual conduzindo o tribunal", declarou Barroso sobre o novo presidente da Suprema Corte.
Alexandre de Moraes felicitou Edson Fachin: "Queria agradecer a solidariedade e confiança de todos os colegas e expressar minha grande honra e alegria de novamente poder ser o vice-presidente do ministro Edson Fachin, com quem já trabalhei no Tribuna Superior Eleitoral".
