
AfD é o partido mais popular da Alemanha, segundo nova pesquisa

O partido Alternativa para a Alemanha (AfD) aumentou sua popularidade e ultrapassou a aprovação do bloco político governista encabeçado pelo chanceler Friedrich Merz, se consolidando como a força política mais popular do país.
O levantamento 'Trendbarometer', realizado pela RTL/ntv e divulgado na terça-feira (13), mostra o AfD com 26% de aprovação, dois pontos à frente da coalizão governista formada pela União Democrata Cristã (CDU) e União Social Cristã (CSU), que caíram para 24% – seu nível mais baixo desde 2021.
Até o início de maio de 2025, o AfD era oficialmente classificado como partido extremista em nível federal. Essa designação, no entanto, foi suspensa temporariamente pelo Departamento Federal para a Proteção da Constituição (BfV), aguardando uma decisão judicial sobre a ação movida pelo partido no Tribunal Administrativo de Colônia.

Nesta quarta-feira (13), a coalização de Merz alcançou a marca de 100 dias no poder. A aprovação do chanceler caiu para 29%, a mais baixa desde que assumiu o cargo em maio. Já a desaprovação subiu para 67%.
- Fundado em 2013, o AfD ganhou terreno de forma constante em meio à crise migratória na Alemanha. O partido ficou em segundo lugar nas eleições federais de fevereiro, conquistando 152 das 630 cadeiras do Bundestag
- Desde então, a sigla moderou sua retórica na tentativa de atrair eleitores centristas antes das eleições regionais do próximo ano.
Saiba mais sobre Friedrich Merz em nosso artigo.
