'Muito dinheiro, mas sem meta de custo': alguns detalhes do 'Domo de Ouro' dos EUA são revelados

Contudo, o número de lançadores, interceptadores, estações terrestres e a localização dos mísseis necessários para o sistema de defesa aérea prometido por Donald Trump ainda permanecem indefinidos.

O sistema de defesa aérea 'Domo de Ouro' dos EUA consistirá em quatro camadas de proteção do espaço aéreo, revelou a agência Reuters na quarta-feira (13), citando uma apresentação de slides do governo à qual teve acesso.

Uma camada será baseada em satélites e três em terra, com 11 baterias de curto alcance localizadas no território continental dos EUA, no Alasca e no Havaí.

Estima-se que o sistema custará cerca de US$ 175 bilhões, mas a arquitetura básica do projeto permanece incerta, já que o número de lançadores, interceptadores, estações terrestres e a localização dos mísseis necessários para o sistema ainda permanecem indefinidos, observou o veículo.

"Eles têm muito dinheiro, mas ainda não têm uma meta de quanto custará", afirmou uma autoridade americana.

O que é o Domo de Ouro?

Inspirado no Domo de Ferro de Israel, o presidente Donald Trump ordenou o desenvolvimento de um sistema de defesa aérea dos EUA para proteger o país de mísseis balísticos intercontinentais, hipersônicos e de cruzeiro.

A previsão é que o Domo de Ouro seja concluído até 2045, com especialistas afirmando que seu preço final provavelmente será muito maior do que o estimado.