Notícias

Exercícios conjuntos russo-belarussos incluem planejamento para armas nucleares e míssil Oreshnik

Minsk não pode deixar a ''militarização e atividade militar'' perto de sua fronteira sem uma resposta, afirmou o ministro da defesa de Belarus.
Exercícios conjuntos russo-belarussos incluem planejamento para armas nucleares e míssil OreshnikVadim Savitsky / Sputnik

Os exercícios conjuntos russo-belarussos Zapad-2025 vão incluir o planejamento para o uso de armas nucleares e do míssil Oreshnik, relatou nesta quarta-feira (13) a agência Belta, citando o Ministério da Defesa de Belarus.

"Este é um elemento importante de dissuasão estratégica para nós. Como exige o chefe de Estado [Alexander Lukashenko], devemos estar preparados para qualquer coisa. Vemos a situação em nossas fronteiras ocidental e setentrional e não podemos encarar com tranquilidade a militarização e a atividade militar", disse o chefe do órgão, Viktor Khrenin.

Segundo ele, Belarus demonstra sua abertura e espírito pacífico, mas sempre deve "manter a pólvora seca".

O exercício militar Zapad 2025 será realizado na Bielorrússia entre 12 e 16 de setembro. De acordo com os objetivos anunciados por Minsk, a simulação tem como propósito testar a capacidade dos dois países de garantir a segurança militar e a ''preparação para repelir uma possível agressão''.

O que é o Oreshnik?

O Oreshnik é um novo míssil balístico russo de alcance médio, capaz de atingir alvos a uma velocidade hipersônica de Mach 10 — quase 3 quilômetros por segundo.

Poder de destruição sem precedentes

  • Um ataque em massa com o míssil pode ter efeitos comparáveis a um ataque nuclear: tudo no epicentro da explosão é reduzido a fragmentos e depois a pó.

  • Segundo o presidente russo, Vladimir Putin, "não há nenhuma chance de interceptar esses mísseis", cujo alcance chega a 5.500 km.

O Oreshnik foi utilizado pela primeira vez em combate em 21 de novembro de 2024, quando uma "bola de fogo cruzou o céu" e destruiu, com uma "explosão precisa, profunda e aparentemente silenciosa", a fábrica ucraniana Yuzhmash — um dos maiores complexos industriais herdados da era soviética, que atualmente produzia tecnologia de mísseis e outras armas para o regime de Kiev em Dnepropetrovsk.

Na semana passada, Putin confirmou que a Rússia iniciou a produção em série do Oreshnik.

Saiba tudo sobre o Oreshnik em nosso artigo.