O líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, reiterou o total apoio de seu país à Rússia durante um telefonema com o presidente Vladimir Putin na terça-feira (12).
De acordo com a agência KCNA, Kim "expressou sua firme convicção de que a RPDC permanecerá sempre fiel ao espírito do tratado entre as duas nações e apoiará plenamente, no futuro, todas as medidas adotadas pela liderança russa".
Ele também expressou seu "cordial agradecimento" a Putin pela alta apreciação demonstrada a RPDC e seus soldados, que participaram da libertação da província russa de Kursk das tropas ucranianas. Kim também agradeceu pelas palavras do mandatário russo, que felicitou o povo do país asiático por ocasião do 80º aniversário da libertação da Coreia.
Durante a conversa, os chefes de Estado destacaram o desenvolvimento contínuo das relações de cooperação em todos os domínios, em conformidade com o tratado bilateral de parceria estratégica integral, e expressaram sua vontade de fortalecer essa cooperação no futuro.
Após trocarem opiniões sobre temas de interesse mútuo, ambos os líderes concordaram em manter um contato ainda mais estreito no futuro.