Notícias

VÍDEO: Primeiro lançamento do foguete pesado russo Angará-A5 a partir de Vostochny

No total, desde dezembro de 2014, a Roscosmos realizou três lançamentos de foguetes transportadores Angará-A5 de classe pesada.
VÍDEO: Primeiro lançamento do foguete pesado russo Angará-A5 a partir de VostochnyAP / Roscosmos space corporation via AP

O primeiro lançamento de um foguete transportador pesado da classe Angará-A5 do Cosmódromo de Vostochny, na província russa de Amur, no Extremo Oriente, ocorreu às 12h00 (horário de Moscou) nesta quinta-feira.

O primeiro estágio do foguete foi projetado para se desprender cerca de três minutos e meio após a decolagem e o segundo estágio aos cinco minutos e 25 segundos, com posterior separação do estágio superior com a carga útil aos 12 minutos e 26 segundos após o lançamento.

A espaçonave movida que usa a querosene, carrega um estágio superior do Orion, que usa naftil (um tipo especial de querosene para foguetes), e uma carga útil de teste.

A massa do Angará-5 na decolagem é de 773 toneladas e sua capacidade de carga útil é de até 24-24,5 toneladas (impulsionadas para uma órbita terrestre baixa a uma altitude de cerca de 200 quilômetros).

Anteriormente, na terça e na quarta-feira passados, o lançamento foi adiado devido a falhas técnicas.

O foguete transportador foi construído pelo Centro Espacial Khrunichev da Roscosmos e chegou em janeiro por via férrea ao Cosmódromo de Vostochny, onde foi montado. Depois de passar com sucesso pelos testes de controle, ele foi trasladado com a ajuda de uma unidade de transporte e instalação para a plataforma de lançamento.

No total, desde dezembro de 2014, a Roscosmos realizou três lançamentos de foguetes transportadores Angará-A5 de classe pesada. 

A agência espacial russa informa que os foguetes da classe Angará possuem uma tecnologia mais ecológica, já que seus motores funcionam com querosene e oxigênio, sem utilizar heptilo, um componente extremamente tóxico do combustível de foguetes.