Notícias

CNN: Reunião entre Putin e Trump ocorrerá em uma base militar em Anchorage

O veículo explicou que o fato de ser alta temporada no Alasca limitou os locais que poderiam sediar o encontro.
CNN: Reunião entre Putin e Trump ocorrerá em uma base militar em AnchorageGettyimages.ru / Kremlin Press Office / Handout/Anadolu Agency

A reunião agendada para a próxima sexta-feira (15) entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, será realizada na base militar Elmendorf-Richardson, em Anchorage, no Alasca, informou a CNN, citando dois oficiais da Casa Branca. O encontro será o primeiro entre os dois líderes desde 2019, e abordará, entre outros temas, a crise ucraniana.

O veículo destacou que, por ser alta temporada no Alasca, as opções adequadas para sediar o encontro se limitaram. Embora o governo Trump desejasse evitar receber o presidente russo em uma instalação militar americana, apenas a de Elmendorf-Richardson atenderia aos requisitos, acrescentou.

Nesta terça-feira, a Casa Branca confirmou que a cidade mais populosa do estado norte-americano sediará a cúpula russo-americana. Entretanto, ainda não há confirmações oficiais sobre o local exato da reunião entre os chefes de Estado.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, conversou pelo telefone nesta terça-feira com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Na ocasião, "foram discutidos aspectos dos preparativos para o encontro", com ambas as partes reafirmando seu compromisso com o sucesso do evento"

Entenda o peso simbólico do Alasca para a reunião entre Putin e Trump em nosso artigo.