Notícias

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames médicos e solicita atestado de comparecimento

Avaliação ocorre após defesa apontar refluxo e soluços refratários no ex-presidente, que atualmente se encontra sob prisão domiciliar.
Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames médicos e solicita atestado de comparecimentoTon Molina/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro a deixar a prisão domiciliar para realizar exames médicos no próximo sábado (16), em Brasília, publicou a Agência Brasil.

A decisão atende a um pedido da defesa, que solicitou a presença de Bolsonaro no Hospital DF Star por um período estimado entre seis e oito horas. Após os exames, o ex-presidente deverá encaminhar ao STF, em até 48 horas, um atestado de comparecimento detalhando os procedimentos realizados e os horários das consultas.

A defesa informou que Bolsonaro apresenta sintomas como refluxo e soluços persistentes, o que motivou a realização de uma série de exames, incluindo sangue, urina, endoscopia, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ecocardiograma.

Durante todo o período em que estiver fora da residência, o ex-presidente seguirá monitorado por tornozeleira eletrônica. Para garantir o acompanhamento, o ministro determinou que a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal supervisione o deslocamento e mantenha o monitoramento eletrônico.

  • Junto com a permissão para os exames, Moraes também autorizou Bolsonaro a receber visitas de quatro aliados políticos: o senador Rogério Marinho (PL-RN), o deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ), o vice-prefeito de São Paulo, Ricardo Melo Araújo, e o deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos-SP).