Em sua reunião com o presidente Vladimir Putin, Donald Trump buscará ''entender melhor'' como dar um fim ao conflito na Ucrânia, afirmou Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, durante uma coletiva nesta terça-feira (11). Ela classificou o evento como um ''exercício de escuta''.
"Creio que será um exercício de escuta para o presidente [Trump]. Apenas uma das partes envolvidas nesta guerra estará presente, então é uma oportunidade para o presidente participar e obter uma compreensão mais clara e profunda de como podemos, esperançosamente, pôr fim a esta guerra", declarou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, durante uma coletiva.
Leavitt enfatizou que a "prioridade" do presidente norte-americano no encontro com Putin na próxima sexta-feira (15) é "parar a matança" e "se concentrar em acabar" com o conflito armado na Ucrânia. Ela acrescentou que também serão discutidos outros temas, como as relações bilaterais entre os dois países.
Na segunda-feira (11), Trump enalteceu a postura de Vladimir Putin, classificando como "muito respeitosa a atitude do presidente da Rússia de vir ao nosso país", e afirmou que terão conversas "construtivas" após a reunião no Alasca.
Entenda o peso simbólico do Alasca para a reunião entre Putin e Trump em nosso artigo.