Vladimir Putin, presidente da Rússia, conversou por telefone nesta terça-feira (11) com o líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, conforme divulgado pelo Kremlin.
O mandatário russo parabenizou seu homólogo norte-coreano pelo 80º aniversário da Libertação da Coreia do domínio colonial japonês, a ser celebrado em 15 de agosto. Putin também compartilhou com Kim Jong-un informações sobre seu próximo encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump, a ser realizado no Alasca.
Além disso, o presidente elogiou a ''coragem, heroísmo e dedicação'' da RPDC na liberação da província russa de Kursk das Forças Armadas da Ucrânia.
Os dois líderes reafirmaram seu compromisso em aprofundar a cooperação bilateral no âmbito do Tratado de Parceria Estratégica. Durante o diálogo, concordaram em manter novos contatos pessoais.
- O encontro entre Putin e Trump no Alasca será o primeiro entre os dois presidentes desde 2019. Os dois devem discutir a crise ucraniana e outros temas.
Entenda o peso simbólico do Alasca para a reunião entre Putin e Trump em nosso artigo.