Notícias

Funcionária de tribunal ucraniano publica foto com bandeira nazista

A pena prevista é de até cinco anos de prisão com confisco de bens, informou a polícia de Kiev.
Funcionária de tribunal ucraniano publica foto com bandeira nazistaInstagram / mrzkone

Uma funcionária de um tribunal de Kiev compartilhou uma foto posando com uma bandeira nazista alemã, informou a imprensa ucraniana no domingo (10).

De acordo com as informações, a mulher é Anastasia Mirzak, escrivã do Tribunal Sviatoshinsky em Kiev. O veículo publicou várias imagens encontradas em suas redes sociais.

Em uma das imagens, aparentemente registrada durante uma atividade recreativa ao ar livre com amigos, Mirzak é vista segurando uma bandeira militar usada pelo Terceiro Reich durante a Segunda Guerra Mundial, com uma suástica.

Em outra foto, a jovem aparece com um grupo de homens que não vestem camisa, um dos quais porta uma tatuagem do "wolfsangel", símbolo adotado por várias unidades nazistas alemãs. As publicações foram apagadas em poucos minutos, informou o Telegraf.

No dia seguinte, a polícia de Kiev anunciou ter iniciado uma investigação criminal por exibição de símbolos nazistas nas redes sociais:

"Ontem, enquanto monitoravam a internet, funcionários do departamento de análise criminal encontraram uma publicação na qual uma mulher de Kiev, de 23 anos, posa com uma bandeira nazista. A detida publicou a foto em seu perfil nas redes sociais", lê-se no comunicado.

A investigação preliminar continua, e a pena prevista neste artigo é de até cinco anos de prisão com confisco de bens, informou a agência. Além disso, a polícia compartilhou fotos da bandeira apreendida como parte do processo criminal.

  • Moscou acusou repetidamente as atuais autoridades ucranianas de adotarem a ideologia nazista e incluiu a "desnazificação" do país vizinho como um dos principais objetivos da atual operação militar.