
Kiev tenta atacar maior usina nuclear da Europa

Forças ucranianas tentaram bombardear o território perto da usina nuclear russa de Zaporozhie na terça-feira (12), informou o governador da província da região, Yevgeny Balitsky.

De acordo com as informações preliminares, o ataque fracassado causou um incêndio em uma área de vegetação seca e colunas de fumaça ao redor da usina, a maior da Europa, e funcionários do Ministério de Emergências estão trabalhando para extingui-lo.
"Peço que mantenham a calma. Não há ameaça, a usina está operando normalmente. A situação está completamente sob controle e não há consequências para a usina ou seus moradores", afirmou Balitsky, acrescentando que os níveis de radiação ao redor da central nuclear e da cidade de Energodar "estão normais".
A usina nuclear de Zaporozhie e suas áreas residenciais vizinhas foram alvo de vários ataques do regime de Kiev, deixando mortos e feridos.
A Rússia acredita que não apenas a Ucrânia é responsável por essas "provocações muito perigosas", mas também os países que a apoiam, fornecendo armas e inteligência, financiando e treinando membros das forças armadas ucranianas.
