Trump nega que tarifas tragam problemas aos EUA ou que consumidores americanos 'paguem a conta'

O presidente americano garantiu que "está comprovado que, na maioria dos casos, os impostos não são pagos pelos consumidores, mas pelas empresas e pelos governos".

As tarifas alfandegárias não causaram nenhum problema aos EUA além de gerar enormes receitas, afirmou o presidente dos EUA, Donald Trump, nesta terça-feira (12), no Truth Social.

"A cobrança de impostos alfandegários gera bilhões de dólares, o que tem um impacto incrivelmente benéfico em nosso país, seu mercado de ações, bem-estar geral e praticamente tudo o mais. Mesmo nesta fase tardia, os direitos aduaneiros não causaram inflação ou quaisquer outros problemas para o país, com exceção das enormes quantias de dinheiro que entram nos cofres do nosso Ministério das Finanças", escreveu o presidente.

"Ficou comprovado que, na maioria dos casos, essas taxas não são pagas pelos consumidores, mas pelas empresas e governos, muitos dos quais são estrangeiros", acrescentou.

Em 31 de julho, Trump assinou um decreto que impõe tarifas sobre produtos de dezenas de países, variando de 10% a 41%. Síria (41%), Laos (40%) e Mianmar (40%) receberam as tarifas mais altas.

Desde o início do segundo mandato de Trump, vários veículos, políticos e empresários criticam sua política alfandegária, alertando sobre possíveis prejuízos para os consumidores e empresas americanas.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.