Primeiro-ministro da Polônia culpa Rússia por tensões entre seu país e Ucrânia

Dias antes, cidadãos ucranianos foram processados por levantar bandeiras associadas ao genocídio de poloneses durante um show em Varsóvia.

As tensões entre poloneses e ucranianos estão sendo orquestradas pela Rússia e por agentes estrangeiros, alegou, sem apresentar provas, o primeiro-ministro polonês Donald Tusk.

"À medida que a guerra na Ucrânia se aproxima do fim, a Rússia faz tudo o que pode para deixar Kiev e Varsóvia em alerta", escreveu o político em sua conta no X nesta terça-feira (12). 

As declarações ocorrem após estandartes representando o Exército Insurgente Ucraniano* terem sido exibidos em um show do músico bielorrusso Maks Korzh em Varsóvia, no último sábado (9). 

O Exército Insurgente Ucraniano* é apontado por historiadores como responsável pelo massacre da Volínia (1943), episódio em que dezenas de milhares de civis poloneses foram mortos em ações de limpeza étnica durante a Segunda Guerra Mundial.

"Precisamos todos estar atento para evitar sermos manipulados pela Rússia. Não podemos permitir que ucranianos desencadeiem uma onda de ódio contra poloneses ou poloneses contra ucranianos. Isso seria um crime histórico", disse Tusk.

Ao comentar o incidente em Varsóvia, Tusk classificou os eventos como ''completamente inaceitáveis''. O primeiro-ministro polonês informou que 63 indivíduos foram processados (57 ucranianos e 6 bielorrussos) e deverão deixar o país ''voluntariamente ou compulsoriamente''.

 *Organização proibida na Rússia

Como o nacionalismo ucraniano foi o aliado bobo de Hitler (e por que isso importa hoje). Descubra aqui.