Notícias

'Bando de grosseiros': Zakharova condena proposta de remoção do russo da lista de línguas protegidas na Ucrânia

A autoridade ucraniana responsável pela Proteção da Língua Estatal pede uma atualização da lista de línguas que "realmente requerem apoio e proteção especiais".
'Bando de grosseiros': Zakharova condena proposta de remoção do russo da lista de línguas protegidas na UcrâniaRIA Novosti / Serguéi Bóbylev

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, criticou na segunda-feira (11) a proposta da Comissária para a Proteção da Língua Estatal da Ucrânia, Elena Ivanovskaya, de remover o russo da lista de línguas protegidas no país.

Em sua conta no Telegram, a porta-voz se referiu ao regime de Kiev como "um bando de xucros": "gente grosseira sem honra nem consciência", escreveu Zakharova.

Ivanovskaya propôs alterar a lei que ratifica a Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias, atualizando a lista de línguas que "realmente requerem apoio e proteção especiais", de acordo com a assessoria de imprensa da comissária.

"Durante anos, Moscou utilizou este documento como instrumento de manipulação", afirmou Ivanovskaya, observando que "uma tradução adequada é necessária para remover a língua do ocupante da lista". "O russo não precisa da nossa proteção", enfatizou.

Comentando essas declarações, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que a autoridade ucraniana "cuspiu" no documento europeu em questão.