
Musk anuncia que vai processar a Apple, sugerindo que empresa está 'fazendo política'

O bilionário Elon Musk anunciou, através de uma publicação de segunda-feira (11) na plataforma X, que planeja processar a multinacional americana de tecnologia Apple.
"A Apple está se comportando de uma forma que impede qualquer empresa de IA que não seja a OpenAI de alcançar o primeiro lugar na App Store, o que é uma clara violação antitruste", alega na publicação, acrescentando que sua empresa, a xAI, ''entrará imediatamente com uma ação judicial".

Ele também questionou por que o marketplace App Store se recusa a listar o X ou o chatbot de IA generativa da xAI, Grok, na seção "Imperdível", em um momento em que a rede social ocupa o primeiro lugar dentre apps de notícia do mundo e o Grok figura como o quinto mais baixado dentre todos os aplicativos.
"Você está fazendo política? O que está acontecendo? Mentes curiosas querem saber", escreveu Musk. "E por que o ChatGPT está literalmente em todas as listas onde eles têm controle editorial?", continuou, sustentando que "a Apple está se comportando como se fosse propriedade da OpenAI''.
A Apple e a OpenAI mantém uma parceria estratégica, sob a qual o ChatGPT foi incorporado em dispositivos como o iPhone, iPad e os computadores da linha Mac.
