Notícias

Serviço de Segurança da Rússia impede ataque terrorista contra alto funcionário da Defesa do país

De acordo com o comunicado da agência, o suspeito é um agente de inteligência ucraniano recrutado em um terceiro país.
Serviço de Segurança da Rússia impede ataque terrorista contra alto funcionário da Defesa do paísSputnik / Dmitry Makeev

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) deteve um agente de inteligência ucraniano que planejava um ataque terrorista contra um alto funcionário do Ministério da Defesa russo na província de Moscou, informou uma nota oficial divulgada nesta terça-feira (12).

De acordo com o comunicado do FSB, o suspeito é um agente de inteligência ucraniano com o pseudônimo "Corvo", recrutado em um terceiro país. Ele "fabricou um dispositivo explosivo caseiro e o escondeu em um carro comprado com dinheiro inimigo", seguindo instruções enviadas pela plataforma de mensagens Telegram.

O veículo, carregado com mais de 60 quilos de explosivos, deveria ser estacionado em um local designado por instrutores de Kiev e detonado quando o alto funcionário do Ministério da Defesa russo, alvo do ataque, passasse por ali. O suspeito foi preso a caminho do local planejado.

As autoridades russas abriram uma investigação por crimes de traição, fabricação, armazenamento e transporte ilegal de explosivos, além de aquisição, transferência e venda não autorizada desses materiais. O detido pode ser condenado à prisão perpétua.