Vice-chanceler russo aposta em avanço nas relações com os EUA após encontro no Alaska

Sergey Ryabkov destacou a possibilidade de retomar os voos diretos entre Rússia e Estados Unidos, após reunião agendada para a próxima sexta-feira entre os presidentes dos dois países.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, demonstrou otimismo quanto à reunião entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para a próxima sexta-feira (15), no Alaska.

Em entrevista ao jornal Izvestia, publicada nesta segunda-feira (11), Ryabkov afirmou que espera que o encontro dê um novo fôlego à "normalização das relações bilaterais" entre os dois países, incluindo a possibilidade de avançar na retomada dos voos diretos.

O anúncio da reunião foi feito por Trump na última sexta-feira (8). O local escolhido para as negociações foi considerado estratégico pelo assessor presidencial russo Yuri Ushakov, que ressaltou a importância econômica do Ártico para ambos os países.

Apesar do clima positivo, o vice-ministro ressaltou que, até o momento, não houve progresso significativo na devolução das propriedades diplomáticas russas nos Estados Unidos. Desde 2017, várias instalações foram fechadas ou tiveram seu acesso bloqueado devido às sanções impostas a Moscou.

Entre elas, destacam-se o Consulado Geral da Rússia em São Francisco, a missão comercial em Washington, a filial em Nova York, o Consulado em Seattle e propriedades em Long Island, Nova York, e Maryland.

Entenda o peso simbólico do Alaska para a reunião entre Putin e Trump em nosso artigo.