
Trump fornece novos detalhes sobre encontro com Putin no Alaska

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a comentar sobre o próximo encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, agendado para 15 de agosto no Alaska.
"Me pareceu muito respeitosa a atitude do presidente da Rússia de vir ao nosso país em vez de nós termos que ir ao país dele ou mesmo a um terceiro país", declarou Trump em entrevista coletiva.

"Acho que teremos conversas construtivas depois desse encontro. Imediatamente, talvez, ao sair do avião, talvez ao sair da sala, vou telefonar para os líderes europeus", disse Trump.
Trump também mencionou sua postura em relação ao líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky:"Eu me dou bem com Zelensky, mas, sabe, discordo totalmente do que ele fez", disse. "O próximo encontro será entre Zelensky e Putin. Ou Zelensky, Putin e eu. Estarei lá se precisarem de mim, mas quero marcar um encontro entre os dois líderes", explicou.
Trump também abordou as concessões territoriais rechaçadas por Zelensky: "Fiquei um pouco incomodado quando Zelensky disse: 'Bem, preciso de aprovação constitucional'. Quer dizer, ele tem aprovação para ir à guerra, matar todo mundo, mas precisa de aprovação para fazer uma troca de territórios. Porque haverá uma troca de territórios", insistiu.
Entenda o peso simbólico do Alaska para a reunião entre Putin e Trump em nosso artigo.
