Notícias

Trump 'esconde' retratos de Obama e Bush na Casa Branca

O atual mandatário ordenou que os retratos dos ex-presidentes dos EUA fossem removidos de locais de destaque, passando a ser inacessíveis aos visitantes.
Trump 'esconde' retratos de Obama e Bush na Casa BrancaKevin Dietsch / Gettyimages.ru

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou que os retratos dos ex-presidentes do país, Barack Obama, George W. Bush e George H. W. Bush, fossem movidos para uma escadaria escondida na Casa Branca. O retrato de Obama foi transferido para o topo da Grande Escadaria, onde ficará inacessível aos visitantes, informou a imprensa no domingo (10).

De acordo com o protocolo da Casa Branca, os retratos dos últimos presidentes americanos devem ser colocados em um local de destaque na entrada da residência, para que possam ser vistos pelos convidados de eventos oficiais e visitantes em excursões.

Discordâncias

A mudança simboliza o agravamento das tensões nas relações entre Trump e Obama. O atual mandatário acusou o ex-presidente dos EUA e sua administração de "traição" durante as eleições presidenciais de 2016. Por sua vez, o gabinete de Obama considerou as acusações "ultrajantes" e "uma tentativa fraca de desviar a atenção", referindo-se à publicação dos documentos de Jeffrey Epstein, que resultaram em questionamentos ao atual governo.

Simultaneamente, o deslocamento dos retratos de Bush pode compor um antigo conflito entre Trump e a família Bush. O falecido George Bush pai (falecido em 2018) chamou Trump de "fanfarrão" em suas memórias e, em 2016, apoiou Hillary Clinton nas eleições presidenciais. Em resposta, Trump afirmou que Bush foi um presidente "fracassado".

Ainda durante o primeiro mandato de Trump na Casa Branca, os retratos presidenciais foram trocados: em vez de Clinton e Bush Jr., imagens de McKinley e Theodore Roosevelt foram penduradas no Grand Foyer.