A União Europeia tem trabalhado ativamente para assegurar a participação do líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, no encontro entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, marcado para 15 de agosto no Alaska. As informações foram divulgadas pelo portal Politico.
De acordo com o veículo, a alta representante da UE para Assuntos Exteriores, Kaja Kallas, convocou todos os chefes da diplomacia dos países membros do bloco para uma reunião de emergência via videoconferência ainda nesta segunda-feira (11). O evento contaria com a presença do chanceler ucraniano, Andrey Sibiga, para discutir o assunto e "garantir um assento" à mesa de negociações para Zelensky.
O jornal ressalta que a possibilidade de representação europeia no encontro de sexta-feira ''parece uma causa perdida'', sendo altamente provável que os líderes do continente fiquem de fora das negociações.
Anteriormente, a emissora CNN informou, citando um funcionário da Casa Branca, que Washington ainda não descartou completamente a participação ucraniana em determinados encontros, mas qualquer evento com Zelensky só acontecerá após a reunião bilateral entre Trump e Putin.
Entenda o peso simbólico do Alaska para a reunião de Putin e Trump.