Notícias

Índia: 'Ninguém pode impedir que nos tornemos uma superpotência'

Rajnath Singh destacou que algumas pessoas estão incomodadas com o avanço e a ascensão de Nova Délhi e não conseguem aceitar essa realidade.
Índia: 'Ninguém pode impedir que nos tornemos uma superpotência'Gettyimages.ru / Sunil Ghosh / Hindustan Times

O ministro da Defesa da Índia, Rajnath Singh, afirmou que o país está se desenvolvendo em um ritmo tão acelerado que nada será capaz de detê-lo. "A Índia está progredindo muito rapidamente e, digo com total confiança, que agora nenhuma potência do mundo pode impedir que a Índia se torne uma grande potência global", declarou neste domingo, segundo o jornal The Tribune.

Ao mesmo tempo, Singh destacou que há pessoas insatisfeitas com o crescimento e a ascensão de Nova Délhi e que não conseguem assimilar isso. Embora não tenha mencionado nomes diretamente, ele afirmou em seu discurso que "o chefe de todos" não entende a situação e se pergunta "como é possível que a Índia esteja crescendo tão rápido".

Essa referência sutil parece ser direcionada ao presidente dos EUA, Donald Trump, em meio à onda de tarifas comerciais impostas ao país. Vale lembrar que a Casa Branca anunciou na última quarta-feira uma tarifa adicional de 25% sobre importações indianas, elevando para 50% os impostos sobre determinados produtos vindos da Índia.

"Muitas pessoas estão tentando dificultar para que, quando produtos feitos por mãos indianas na Índia cheguem a outros países do mundo, eles fiquem mais caros do que os produtos fabricados localmente — tão caros que ninguém queira comprá-los", criticou Singh.

Ele também lembrou que, em 2014, a Índia ocupava o 11º lugar em termos de economia global e, hoje, está entre as quatro maiores economias do mundo. "Se existe um país com uma economia em rápido crescimento, esse país é a nossa Índia", completou.