Notícias

Rússia: Zelensky está disposto a vender a Ucrânia

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo comentou sobre a disposição do mandatário ucraniano de lutar com crédito se os EUA aprovarem.
Rússia: Zelensky está disposto a vender a UcrâniaGettyimages.ru / STR/NurPhoto

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que o presidente ucraniano Vladimir Zelensky está disposto a gastar os recursos das gerações futuras e vender o país, sacrificando milhões de ucranianos, que ele considera "dispensáveis".

"Em 6 de abril, em uma entrevista à televisão ucraniana, Zelensky disse que a Ucrânia concordaria em lutar a crédito se os EUA aprovassem esse tipo de ajuda. Em outras palavras, ele está disposto a colocar a mão no bolso das gerações futuras para que os ucranianos atuais continuem a morrer", declarou a porta-voz russa em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira.

Zakharova ainda comentou que Zelensky "não hesitará em vender o restante das riquezas naturais da Ucrânia e sacrificar o destino de milhões de seus compatriotas, que para ele são simplesmente dispensáveis".

Além disso, a diplomata apontou para o índice recorde de endividamento de Kiev. Citando dados do Ministério das Finanças do país, Zakharova informou que tanto a dívida pública total quanto as obrigações garantidas pelo Estado aumentaram 30,4% em 2023, chegando a US$145,3 bilhões, o equivalente a 85% do PIB.

Por sua vez, o Ministério da Defesa da Rússia informou na semana passada que, desde o início deste ano, o Exército ucraniano perdeu mais de 80.000 soldados, bem como 14.000 unidades de várias armas, incluindo mais de 1.200 tanques e outros veículos de combate blindados.