Notícias

Entregas aéreas de alimentos provocam caos em vez de aliviar fome em Gaza

Vários países foram obrigados a lançar alimentos, medicamentos e outros suprimentos do céu sobre o enclave devido ao bloqueio israelense que provocou uma fome entre a população.
Entregas aéreas de alimentos provocam caos em vez de aliviar fome em GazaAP / Jehad Alshrafi

Uma recente carga de ajuda humanitária lançada do ar na Faixa de Gaza atingiu um campo de refugiados, destruindo várias tendas, em meio à grave fome que o bloqueio israelense provocou no enclave palestino.

Um vídeo gravado na quinta-feira(07) mostra o momento em que os paletes são lançados de um avião militar e caem sobre barracas em uma área costeira destruída pelos bombardeios. Apesar do risco evidente, a multidão corre desesperadamente para buscar os suprimentos vitais.

Um episódio semelhante ocorreu no campo de refugiados Al Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, causando a morte de um adolescente.

Método inútil e arriscado

Vários países foram obrigados a lançar alimentos, medicamentos e outros suprimentos do céu sobre o enclave devido às ofensivas militares de Israel e às restrições ao envio de ajuda por via terrestre. No entanto, grupos humanitários denunciam que se trata de um método ineficaz e que apresenta um sério risco para a população.

"Esses envios de ajuda estão causando estragos", declarou o médico americano Umar Burney, voluntário em Gaza, à NBC News.

  • A ONU alertou que os 2,1 milhões de pessoas que vivem no enclave sofrem de insegurança alimentar. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, cerca de 900.000 crianças passam fome e outras 70.000 apresentam sintomas consistentes com desnutrição, além de cerca de 1.000 mortas pelo Exército israelense enquanto tentavam conseguir alimentos.