Notícias

Rede social X, de Elon Musk, elogia Trump por sanções contra Moraes

Segundo uma conta oficial da plataforma, o governo dos EUA está "travando uma batalha global para defender a liberdade de expressão".
Rede social X, de Elon Musk, elogia Trump por sanções contra MoraesGettyimages.ru / Ton Molina / NurPhoto

Uma conta oficial do X, rede social do magnata Elon Musk, exaltou o governo de Donald Trump por aplicar sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com base na Lei Magnitsky.

A rede social elogiou o presidente norte-americano pelas suas "ações ousadas para proteger a liberdade de expressão", a qual considerou como "um dos pilares da democracia". O artigo, publicado na última sexta-feira  (9), apontou que "governos em todo o mundo exercem cada vez mais poder para silenciar a dissidência, muitas vezes visando plataformas e cidadãos americanos".

Nesse sentido, a plataforma acusou o ministro do STF de liderar "uma campanha de censura e violação", destacando o banimento do X no Brasil em 2024 por "recusar-se a cumprir ordens secretas para banir políticos e jornalistas, incluindo americanos, que criticaram Moraes e seus aliados".

Além disso, mencionou o artigo 19 do Marco Civil da Internet, considerado inconstitucional pela Suprema Corte, como ferramenta que previa proteções para intermediários no âmbito digital. Para a plataforma, o entendimento "remove uma salvaguarda essencial para a liberdade de expressão online e reforça um padrão mais amplo de preocupação".

"Batalha global para defender a liberdade de expressão"

A conta do X lista outros casos de intervenção governamental na liberdade de expressão, como na União Europeia, Austrália, Índia e Reino Unido, que resultaram em batalhas legais com a rede social.

Para a plataforma, o governo dos EUA está "travando uma batalha global para defender a liberdade de expressão contra uma onda crescente de decisões autocráticas e regulamentações internacionais que favorecem o controle do pensamento em detrimento da liberdade individual".