Oficiais seniores dos Estados Unidos, Ucrânia e vários países europeus planejam se encontrar neste final de semana no Reino Unido, buscando formar uma posição comum antes da reunião entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos EUA, Donald Trump, reportou o Axios nesta sexta-feira (8), citando três fontes com conhecimento dos planos.
Segundo as fontes, os líderes ocidentais temem que Trump possa aceitar as propostas de Putin para resolver o conflito ucraniano, ignorando as posições europeias. Assim, o encontro visa garantir um entendimento comum antes do encontro russo-americano previsto para o dia 15 de agosto.
Ainda de acordo com o veículo, a proposta para o encontro surgiu durante uma conversa telefônica entre autoridades nesta sexta-feira. Os detalhes sobre a organização e a lista de participantes ainda estão sendo definidos.
Mais cedo nesta sexta-feira (8), Donald Trump afirmou que Vladimir Zelensky, líder do regime de Kiev, precisa estar disposto para "assinar algo" que ponha fim ao conflito armado com a Rússia.
Já Kirill Dmitriev, representante especial do presidente russo para cooperação econômica com países estrangeiros, declarou que Moscou e Washington mantêm um diálogo relevante em diversos setores, mas ressaltou que os adversários da Rússia disseminam informações falsas para desinformar as autoridades norte-americanas.