
Após reunião no Alaska, Moscou espera que próximo encontro entre Putin e Trump seja na Rússia

Moscou espera que a próxima reunião entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos EUA, Donald Trump, após a que ocorrerá no Alaska na próxima sexta-feira (15), seja realizada no território russo, informou o assessor da Presidência russa, Yuri Ushakov, nesta sexta-feira (8).
"Moscou espera que a próxima reunião entre Putin e Trump ocorra na Rússia", disse o funcionário, acrescentando que um convite nesse sentido já foi enviado ao presidente norte-americano.

Além disso, Ushakov explicou a escolha do Alaska como sede da próxima reunião entre os líderes. "Ambas as nações são vizinhas próximas e compartilham fronteira. E parece totalmente lógico que nossa delegação simplesmente atravesse o estreito de Bering e que uma cúpula tão importante e esperada entre os governantes dos dois países seja realizada no Alaska", declarou, ressaltando que "no Alaska e no Ártico, os interesses econômicos da Rússia e dos Estados Unidos se cruzam".
Anteriormente, Trump informou sobre a "tão esperada reunião" que ocorrerá na "próxima sexta-feira, 15 de agosto de 2025, no grande estado do Alaska", através de sua conta na Truth Social, acrescentando que serão revelados "mais detalhes em breve".
A última visita de Putin aos EUA foi em setembro de 2015, para participar no debate da Assembleia Geral da ONU em Nova York. Com a próxima visita, o presidente se tornará o primeiro líder da história do país a visitar o Alaska.
