
Ministro da Defesa da Índia cancela visita aos Estados Unidos

A visita do ministro da Defesa da Índia, Rajnath Singh, aos EUA foi cancelada após as novas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, informou a Reuters nesta sexta-feira (8), citando fontes próximas ao governo indiano.
O objetivo da visita seria anunciar acordos para novas compras de armamento e aeronaves americanas. No entanto, segundo a mídia, Nova Delhi suspendeu os planos de aquisição.

Singh também planejava anunciar a compra de seis aeronaves de reconhecimento Boeing P8I e sistemas de apoio para a Marinha indiana durante sua viagem cancelada, detalharam as fontes. Segundo a publicação, as negociações para adquirir essas aeronaves, um acordo que girava em torno de US$ 3,6 bilhões, já estavam em estágio avançado.
Tensões entre antigos aliados
A Casa Branca anunciou na quarta-feira uma tarifa adicional de 25% sobre importações indianas como retaliação pelas contínuas compras de petróleo russo, elevando para 50% as tarifas totais sobre certos produtos indianos. Washington também alertou que tomará medidas contra qualquer país que tentar responder com retaliações.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, respondeu de maneira firme às tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, afirmando que "mesmo que tenha que pagar um preço alto", defenderá a produção nacional, que já vinha sendo prejudicada pela guerra comercial com os Estados Unidos.
A mídia indiana, no entanto, desmentiu posteriormente a reportagem da Reuters.
"Notícias sobre a suspensão das negociações da Índia relacionadas às compras de defesa dos EUA são falsas e fabricadas. Esclarece-se que os diversos casos de obtenções estão tramitando de acordo com os procedimentos vigentes", informou, citando fontes militares.
