Trump recebe líderes de Armênia e Azerbaijão para assinar acordo de paz 'histórico'

Além do acordo de paz, os dois líderes também assinarão tratados bilaterais com os Estados Unidos, afirmou o presidente americano.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que receberá nesta sexta-feira (9) os líderes da Armênia e do Azerbaijão na Casa Branca para assinar um acordo de paz que põe fim a décadas de conflito na região de Nagorno-Karabakh.

O presidente do Azerbaijão, Ilham Alíyev, e o primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, participarão do encontro, descrito por Trump como uma "cúpula histórica pela paz".

"Essas duas nações estiveram em guerra por muitos anos, com milhares de mortos. Muitos líderes tentaram acabar com o conflito sem sucesso, até agora", escreveu Trump no Truth Social.

Além do acordo de paz, os dois países também firmarão tratados bilaterais com os Estados Unidos com alegada finalidade de fomentar oportunidades econômicas conjuntas e explorar o potencial do Cáucaso Sul.

Trump afirmou estar "orgulhoso" dos líderes por "fazerem o que é certo para os povos da Armênia e do Azerbaijão" e disse que será "um dia histórico" não apenas para os três países, mas "para o mundo".