Notícias

Brasil estará 'próximo da autossuficiência' em diesel até 2029, diz presidente da Petrobras

O plano prevê aumento da produção interna e redução da dependência externa diante do cenário global de guerras tarifárias.
Brasil estará 'próximo da autossuficiência' em diesel até 2029, diz presidente da PetrobrasGettyimages.ru / Fernando Frazão/Agência Brasil / Feature China

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que o Brasil estará "perto da autossuficiência" na produção de óleo diesel até 2029.

Em entrevista  à CNN na quinta-feira (7), a presidente destacou que o objetivo é reduzir a dependência de importações, ajustando a oferta interna ao consumo nacional.

A declaração ocorre em meio à tensão com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu impor tarifas a países que compram petróleo e derivados da Rússia.

Atualmente, entre 75% e 80% do diesel consumido no país é produzido localmente, com a Petrobras responsável pela maior parte. No segundo trimestre de 2025, a empresa alcançou capacidade de refino de 680 mil barris por dia, enquanto a demanda restante é atendida por importações, das quais 61% vêm da Rússia.

Magda Chambriard afirmou que o plano estratégico da Petrobras prevê ampliar a capacidade de refino em 200 mbpd até 2029, com a meta de produzir todo o diesel no padrão S10, que tem menor teor de enxofre, melhor desempenho e menor impacto ambiental que o diesel S500.