Consultoria dos EUA planeja realocação em massa de palestinos na África

O modelo da consultoria previa a transferência de aproximadamente 25% dos cidadãos de Gaza para diferentes nações africanas, "apesar do conflito civil e dos altos níveis de pobreza na região".

A consultoria americana Boston Consulting Group (BCG) elaborou um modelo para a realocação de cerca de um quarto da população palestina para outros países, incluindo a Somália, como parte de propostas para Gaza no período pós-guerra, informou nesta sexta-feira (8) o Financial Times.

Em fevereiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu expulsar mais de 2 milhões de palestinos da Gaza devastada por Israel para países vizinhos, transformando a área em uma "Riviera do Oriente Médio".

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que elogiou a proposta, afirmou na quinta-feira (7) que Israel pretende assumir o controle militar total de Gaza para, em seguida, entregá-la a um governo árabe de transição.

Plano de realocação dos palestinos

O modelo da BCG a previa a transferência de aproximadamente 25% dos cidadãos de Gaza para diferentes nações, entre elas a Somália e a região separatista de Somaliland, "apesar do conflito civil e dos altos níveis de pobreza na região", segundo o Financial Times, que citou fontes próximas ao assunto.

De acordo com o jornal, Washington manteve conversas preliminares com os separatistas de Somaliland sobre um acordo mais amplo que incluiria a instalação de uma base militar americana em troca do reconhecimento de sua soberania. A aceitação de palestinos realocados fez parte das negociações.