
Tensões com os EUA fortalecem laços comerciais entre Índia e Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao anunciar tarifas adicionais sobre produtos indianos, colocou em risco os laços com um aliado de longa data, informou o The New York Times na última quarta-feira (6).
O jornal ressaltou a dificuldade de mensurar com precisão o impacto de um esfriamento nas relações bilaterais, destacando que Nova Delhi é um parceiro fundamental para Washington e atua como contrapeso a Pequim. A Índia também é estratégica para empresas americanas como a Apple, que transferiu parte de sua produção da China para o país hindu.

Ajay Srivastava, ex-representante comercial do think tank Global Trade Research Initiative, com sede em Nova Delhi, afirmou que a postura dos EUA "levará a Índia a reconsiderar seu alinhamento estratégico, aprofundando seus laços com a Rússia, a China e outros países".
O New York Times apontou que o aumento das tarifas pode reduzir pela metade as exportações indianas para os EUA, que atualmente superam US$ 86 bilhões.
Desfazendo duas décadas de aproximação
De acordo com o Neue Zürcher Zeitung, as medidas adotadas pelos EUA podem comprometer duas décadas de esforços para consolidar a Índia como um aliado-chave contra a China.
Washington tem buscado integrar o país ao QUAD, bloco de segurança que inclui Japão e Austrália. Sob a pressão dos EUA, no entanto, há setores na Índia defendendo uma reaproximação com Pequim, especialmente entre empresários.
O primeiro-ministro Narendra Modi deve visitar a China no final de agosto para se reunir com o presidente Xi Jinping, fortalecendo a tendência de aproximação entre os dois países, já evidenciada na cúpula do BRICS no ano passado, em Kazan.
Relação fortalecida com a Rússia
Enquanto isso, Índia e Rússia reforçaram sua parceria estratégica nos setores metalúrgico e industrial após a 11ª reunião de seu grupo de trabalho bilateral em Nova Delhi. O comunicado oficial destacou o avanço na "cooperação em alumínio, fertilizantes, transporte ferroviário, além de treinamento e transferência de tecnologia para mineração, exploração e gestão de resíduos industriais e domésticos".
O conselheiro de segurança nacional indiano, Ajit Doval, confirmou a expectativa de uma visita do presidente russo Vladimir Putin à Índia.
Segundo Doval, "estabelecemos agora relações muito boas, que valorizamos muito, uma parceria estratégica entre nossos países. Colaboramos em alto nível. [...] Ficamos satisfeitos em saber que o Presidente Putin planeja visitar nosso país".


