Lula e Modi discutem parceria em meio às tarifas de Trump

Os dois chefes de Estado abordaram o aumento do comércio bilateral, a transição da presidência rotativa do BRICS e a cooperação em meio às medidas econômicas unilaterais.

O presidente Lula telefonou nesta quinta-feira (7) para o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, abordando a questão das tarifas americanas e da cooperação bilateral, informou o site oficial da presidência brasileira.

Resistência às tarifas e cooperação econômica

Os presidentes reforçaram a união contra medidas econômicas unilaterais, uma referência às recentes tarifas do presidente americano, Donald Trump, contra os dois países que estão entre as 10 maiores economias do mundo e agora são os mais afetados pela chamada "guerra comercial".

Segundo a presidência do Brasil, Lula e Modi "reafirmaram a importância em defender o multilateralismo e a necessidade de fazer frente aos desafios da conjuntura". Eles também discutiram a possibilidade de aumentar a integração bilateral.

Lula e Modi também reafirmaram o objetivo ambicioso de elevar o comércio bilateral para US$ 20 bilhões até 2030, meta que exigirá a expansão do acordo entre Mercosul e Índia. Paralelamente, Brasil e Índia explorarão a sinergia entre seus sistemas de pagamento instantâneo: o PIX brasileiro e a plataforma indiana UPI.

Agenda bilateral

Foi também confirmada a visita de Estado do presidente brasileiro à Índia no início de 2026. Como passo preparatório para a visita presidencial, o vice-presidente Geraldo Alckmin liderará uma comitiva ministerial e empresarial a Nova Delhi no próximo mês de outubro.

Segundo o Palácio do Planalto, a delegação brasileira participará da reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio com foco em negociações concretas nas áreas de defesa, energia limpa, minerais críticos, saúde pública e inclusão digital.

Lula e Modi abordaram também a questão do BRICS, comprometendo-se a trabalhar em conjunto na transição da presidência rotativa do grupo, que passará do Brasil para a Índia.