Notícias

Camboja indica oficialmente Trump para o Prêmio Nobel da Paz

O primeiro-ministro Hun Manet observou que a mediação do líder americano lançou as bases para o restabelecimento da paz entre o Camboja e a Tailândia.
Camboja indica oficialmente Trump para o Prêmio Nobel da PazAP / Jacquelyn Martin

O primeiro-ministro do Camboja, Hun Manet, indicou oficialmente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz em uma carta enviada na quinta-feira ao comitê organizador.

"Esta nomeação reflete não só a minha gratidão, mas também a sincera gratidão do povo do Camboja", escreveu Hun Manet em uma carta, na qual também destacou as "excepcionais habilidades políticas" de Trump, que conseguiu negociar um cessar-fogo imediato e incondicional entre seu país e a Tailândia, garantindo que tal intervenção "evitou um conflito potencialmente devastador".

Além disso, o primeiro-ministro observou que a mediação do líder americano lançou as bases para o restabelecimento da paz entre o Camboja e a Tailândia, cujo conflito fronteiriço se transformou em confronto militar nas últimas semanas.

Anteriormente, o vice-primeiro-ministro do Camboja, Sun Chanthol, afirmou que o reino espera conseguir que Washington cancele as tarifas de 19% recentemente introduzidas. Por sua vez, o Camboja já concordou em cancelar todas as tarifas que anteriormente eram cobradas sobre as importações dos EUA.

Esta não é a primeira vez que Trump é indicado ao Prêmio Nobel. No final de junho, o governo do Paquistão também indicou sua candidatura durante a recente crise com a Índia.

No início de julho, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, informou ao presidente dos EUA que havia indicado sua candidatura ao prêmio por seus esforços para resolver o conflito no Oriente Médio.