O encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente americano, Donald Trump, poderá ocorrer na próxima semana, afirmou nesta quinta-feira (7) Kirill Dmitriev, representante especial do presidente russo para cooperação econômica com países estrangeiros.
"A Rússia confirma que a cúpula Putin-Trump poderá ocorrer na próxima semana e que os preparativos para a cúpula estão em andamento. Este poderá ser um encontro histórico", escreveu Dmitriev no X, insistindo que "o diálogo prevalecerá".
No dia anterior, Putin se encontrou com o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, em Moscou. A conversa durou aproximadamente três horas e foi recebida positivamente por ambas as partes.
O assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, informou sobre o encontro entre os dois líderes, afirmando que o local do encontro já havia sido acertado, o que seria anunciado posteriormente.
Ele também mencionou que a ideia de uma reunião trilateral entre Putin, Trump e Zelensky havia sido proposta, embora não tenha sido respondida pela parte russa.
Trump, por sua vez, afirmou que foi "uma reunião muito produtiva", na qual "foram feitos grandes progressos".
"Tivemos conversas muito boas hoje com o presidente Putin e há uma boa chance de que possamos estar diminuindo a distância", afirmou o presidente, referindo-se ao conflito ucraniano.