O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira (6) que "há uma boa chance de que haja uma reunião muito em breve" com seu homólogo russo, Vladimir Putin.
Nesse sentido, qualificou a conversa entre Putin e o enviado especial norte-americano para o Oriente Médio, Steve Witkoff, como "muito boa", afirmando ter uma "boa chance de finalmente estarmos chegando ao fim", referenciando o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Entretanto, ressaltou que "Esse caminho foi longo, e continua sendo".
Anteriormente, a Casa Branca informou que o mandatário norte-americano está disposto a reunir-se tanto com Putin quanto com o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky.
Fontes familiarizadas com os planos de Trump, citadas pelo The New York Times, destacaram que o presidente norte-americano deseja se reunir com Putin ainda na próxima semana. De acordo com elas, Trump revelou seus planos durante uma chamada telefônica com líderes europeus, na qual detalhou que primeiro quer se encontrar com Putin e, depois, organizar uma reunião trilateral, na qual estaria presente o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky.