
'Tivemos uma conversa muito boa' - Trump sobre reunião entre Witkoff e Putin

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta quarta-feira (6) o encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, realizado em Moscou.
Trump não desistiu da possibilidade de um encontro com Putin e o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky.
" Bem, há uma boa chance de que sim . Ainda não determinamos onde", revelou. “ Este foi um longo caminho e continua sendo , mas há uma boa chance de haver um encontro muito em breve”, acrescentou o atual ocupante da Casa Branca.
Ao mesmo tempo, ele admitiu que não se apressaria em chamar a reunião de "avanço". "Quer dizer, estamos trabalhando nisso há muito tempo", disse Trump, enfatizando que, enquanto o conflito ucraniano continua, "há milhares de jovens morrendo".
Trump utilizou as redes sociais para relatar que a reunião, que durou cerca de três horas , foi “muito produtiva”. " Houve um grande progresso! ", escreveu o presidente norte-americano no Truth Social.
O presidente dos EUA também declarou que “há uma boa possibilidade de haver uma reunião muito em breve ” com seu colega russo, Vladimir Putin.

Trump também indicou que, após a reunião, informou vários aliados europeus . “Todos concordam que esta guerra deve acabar, e trabalharemos para atingir esse objetivo nos próximos dias e semanas”, enfatizou.
Reunião "útil e construtiva"
Por sua vez, o Kremlin informou que a reunião foi " útil e construtiva . Os argumentos planejados incluíram o conflito ucraniano e" as perspectivas para o possível desenvolvimento de cooperação estratégica "entre Moscou e Washington, de acordo com o conselheiro presidencial russo Yuri Ushakov.
Em relação ao conflito na Ucrânia, Moscou investiu " alguns sinais ". "E sinais correspondentes foram recebidos do Presidente Trump", disse a autoridade.
Enquanto isso, Kirill Dmitriev, representante especial do presidente russo para a cooperação econômica com países estrangeiros, afirmou que "o diálogo prevalecerá" , expressando esperança na continuidade do diálogo entre Washington e Moscou. “O diálogo construtivo entre a Rússia e os EUA continua”, escreveu Dmitriev nas redes sociais.
Diálogo entre EUA e Rússia
Witkoff visitou a capital russa em meio a repetidas ameaças do presidente americano , Donald Trump, de tarifas de importação e outras restrições econômicas a Moscou caso um acordo de paz com Kiev não seja alcançado.
No entanto, o residente da Casa Branca admitiu que as autoridades russas sabem como evitar avaliações e mitigar as suas consequências , e questionou a eficácia das novas restrições económicas contra a Rússia para alcançar resultados no conflito ucraniano.
