
EUA ameaçam punir países que importam petróleo russo

A Casa Branca anunciou nesta quarta-feira (6) que vai aplicar uma tarifa adicional de 25% sobre a Índia por continuar comprando petróleo da Rússia, aumentando o total das tarifas para 50%, além de ameaçar impor medidas similares a qualquer país que faça alguma represália a tal decisão.
De acordo com o decreto executivo, Washington está tomando essa medida porque considera a importação de petróleo da Federação Russa uma "ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional e à política externa dos EUA".

A taxa adicional sobre as importações da Índia entrará em vigor a partir de 27 de agosto e, além disso, estabelece um procedimento para a possível introdução de taxas semelhantes em relação a outros países que importam petróleo da Federação Russa, direta ou indiretamente.
"Se um país estrangeiro tomar medidas retaliatórias contra os EUA em resposta a essa ação, posso alterar este decreto para garantir a eficácia das medidas nele prescritas", diz o decreto.
Além disso, o decreto prevê a criação de um órgão de supervisão no qual vários secretários e altos funcionários de sua administração determinarão se algum outro país importa, direta ou indiretamente, petróleo da Rússia e recomendarão quais medidas devem ser tomadas neste caso.
