Notícias

Robert Kennedy Jr. suspende financiamento de vacinas com RNA mensageiro

O secretário de Saúde dos EUA alega que esse tipo de vacina apresenta "mais riscos que benefícios" e serviria para "prolongar pandemias".
Robert Kennedy Jr. suspende financiamento de vacinas com RNA mensageiroGettyimages.ru / Morsa Images

A Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico Avançado (BARDA, na sigla em inglês) deixará de financiar o desenvolvimento de vacinas baseadas em RNA mensageiro (RNAm), anunciou nesta terça-feira o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Segundo o órgão, a Global Health Investment Corporation, que administra a empresa BARDA Ventures, foi orientada a suspender todos os aportes de capital em projetos relacionados a vacinas de RNAm. A decisão afeta 22 iniciativas, que somam cerca de US$ 500 milhões.

Nos últimos anos, empresas como Moderna e Pfizer utilizaram a tecnologia de RNAm no desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus.

"Ineficaz"

O secretário de Saúde alega que a decisão foi tomada após a "constatação" de que as vacinas de RNAm não ofereceriam proteção eficaz contra infecções das vias respiratórias superiores, como a COVID-19 e a gripe.

Ele declarou que, na avaliação do Departamento de Saúde, "a tecnologia de RNAm apresenta mais riscos que benefícios para esses vírus respiratórios".

Kennedy disse que o RNAm codifica apenas "uma pequena fração das proteínas virais, geralmente um único antígeno", o que permitiria que uma mutação tornasse a vacina "ineficaz".

Segundo ele, isso estimularia um fenômeno chamado "deslocamento anagênico", que favorece "novas mutações" o que contribuiria para "prolongar pandemias".