Notícias

Neymar escapa de uma multa milionária por construir um lago artificial em sua mansão no Brasil

Uma juíza anulou a multa por considerar que os trabalhos não exigiam licença e não causavam dano ambiental.
Neymar escapa de uma multa milionária por construir um lago artificial em sua mansão no BrasilGettyimages.ru / Mark Thompson

Neymar poderá utilizar o lago artificial que construiu em sua mansão no município de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, sem ter que pagar a multa milionária que lhe foi imposta pela Justiça em julho.

Uma juíza de segunda instância decidiu, na segunda-feira, retirar a multa de 16 milhões de reais (cerca de três milhões de dólares) imposta anteriormente por considerar que as obras do lago não exigiam licença e que não havia sido comprovado nenhum dano ambiental, como alegou a prefeitura ao apresentar a denúncia, segundo o g1.

A decisão da magistrada se baseia em um relatório do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que, após inspecionar a mansão, concluiu que a obra realizada pelo jogador do Al-Hilal, da liga saudita, não causou impacto no meio ambiente.

Entre outras coisas, o Inea afirmou que não foram encontrados canos para coletar água de um rio próximo e que as obras de terraplenagem realizadas na época eram para a instalação do sistema de tratamento de águas residuais.

A denúncia afirmava que o lago se alimentava pela água do rio e que a movimentação irregular de terra, pedras e areia impactava o meio ambiente, o que exigia uma licença ambiental que o jogador não possuía.

Além disso, Neymar foi acusado de descumprimento deliberado do embargo imposto por ter entrado no lago após a interdição. A mansão está localizada na paradisíaca região da Costa Verde e faz parte de um 'reality show' sobre paisagismo e construção de lagos, transmitido nas redes sociais.