Notícias

Graduação em Inteligência Artificial ganha espaço nas universidades brasileiras

Com 28 cursos de graduação em IA reconhecidos pelo MEC, a competição por vagas está se intensificando, com notas de corte que rivalizam com as de cursos tradicionais, como Medicina.
Graduação em Inteligência Artificial ganha espaço nas universidades brasileirasGettyimages.ru / Ramsey Cardy/Web Summit/Sportsfile

A Inteligência Artificial (IA), que vem sendo cada vez mais implementada em diversos setores, tem gerado demanda por profissionais capacitados para operar os novos mecanismos operacionais e práticos do uso desse mecanismo.

Em 2023, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) mencionou que o Brasil tardiamente ingressou na competição global pelo desenvolvimento e operação da IA.

A Academia mencionou que há pelo menos uma década as nações na vanguarda do desenvolvimento da IA começaram a formar profissionais especializados, fazendo referência ao relatório avaliativo contido no documento "Recomendações para o Avanço da Inteligência Artificial no Brasil", lançado em abril de 2024, que cita, dentre outras situações, o caso de cidades como Buenos Aires, que conseguiu atrair mais mão de obra qualificada em tecnologia do que São Paulo.

Também em abril de 2024, a primeira turma do curso de IA do Brasil formou-se na Universidade Federal de Goiás (UFG). Após a conclusão dos oito semestres do curso, no momento da graduação, todos os alunos já estavam contratados por empresas do Brasil e do exterior. Chamou a atenção a massiva participação masculina no curso, que entre os primeiros quarenta formandos apenas tinha uma mulher, o que vem mudando nos últimos anos, já que 20% das matrículas eram femininas em 2024.

Durante o curso, R$ 1,5 milhão por projetos contratados por indústrias foi destinado à turma, sendo que, entre os alunos, três deles individualmente recebeu mais de R$ 200 mil.

Além do formato de curso ofertado pela UFG, que é exclusivamente de IA, outros modelos também foram criados, como o da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que une ciência de dados e IA, e formações como a da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que combina IA e engenharia de software.

O primeiro curso de graduação em IA do Rio de Janeiro iniciará suas aulas em setembro na PUC, onde para além das matérias técnico-científicas os alunos também serão submetidos a "um banho de ética e visão crítica, conforme afirmado pela coordenadora do curso, Paula Maçaira.

Também no Estado, recentemente foi aberto o primeiro curso de pós-graduação do Brasil na área, que é ofertado pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS).

Atualmente, 28 cursos de graduação com o nome de IA são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). No Sisu 2025, quatro deles ofereceram vagas com essa denominação, sendo que em alguns casos a nota de corte para o ingresso rivaliza com cursos tradicionais, como Medicina.